quinta-feira, maio 10, 2018

Futebol Amador


E. C. ITABAIANA
Bairro Planalto


O nome, talvez, tenha se inspirado no clube sergipano do mesmo nome que sua cidade, Itabaiana que disputou, além dos campeonatos de seu estado, os campeonatos brasileiros das séries A, B ,C, e D. O nome pode ter chamado a atenção dos desportistas  que buscavam uma denominação para seu time, no Bairro Planalto e assim o denominaram.
O Itabaiana daqui, enquanto presente nos campos de futebol de Santa Rosa e região, cumpriu sua missão e representou muito bem o Bairro Planalto.
Conforme registro apurado, o Itabaiana, participou pela primeira vez em competição oficial em 1986. Seu melhor momento foi em 1996, quando atingiu o ápice de sua história, com o título do campeonato da Primeira Divisão, organizado pela Liga santa-rosense de Futebol. Por algum motivo, naquele ano, muitos clubes importantes e tradicionais da cidade como Palmeiras, Ferroviário, Comercial, União, Guarani, entre outros, não competiram. Por isso, provavelmente, tenha sido o campeonato com menor numero de clubes, até então, seis: Prenda (Frigorifico), Tarumã do Bairro Timbaúva,  Unidos da Vila Agrícola, Nápoli da Vila Vicente Cardoso, Olaria Waldow do Lajeado Grande e o próprio Itabaiana da Vila Planalto. Os clubes foram divididos em duas chaves. Os  primeiros lugares de cada chave foram para a decisão. Foram cinco jogos: um empate, três vitorias e uma derrota, marcando 15 gols, tendo como destaque a goleada aplicada no Unidos pelo placar de 6 x 0. O Olaria (invicto) e Itabaiana, ambos lideres dos seus respectivos grupos foram para a decisão.
Na decisão, no Estádio Municipal Carlos Denardin,  o Itabaiana levou a melhor sobre seu adversário e conquistou o título da temporada de 1996 e teve em Renato Marques, com 9 tentos, o goleador do campeonato.

Em 1992, houve uma cisão na Liga Santa-rosense de Futebol e os clubes, dissidentes, formaram a Associação de Clubes de Cruzeiro e Santa Rosa. Isso perdurou por cinco anos, até haver um novo entendimento, sendo que em 1997, houve a unificação. 
Neste período foram os seguintes campeões pelas suas representações: Na Liga foram: 1992/93/94/95 o Ferroviário e em 1996 o Itabaiana. Na Associação: 1992 o Guarani de Pessegueiro, 1993/94  o Comercial  de Cruzeiro e em 1995 - Racing da  Vila Flores. Fonte: blog futebolemsantarosa.blogspot.com.br e jornais locais da época. 

2 comentários:

  1. Tive o prazer de jogar nesse clube de futebol onde fui campeão cidadino com grandes amigos João Luiz Pazze Marques e seu irmão Renato os mais conhecidos

    ResponderExcluir
  2. tive o prazer de fazer parte desse time de futebol da vila planalto. os jogos foram todos contra todos os dois melhores foram para decisão com gol marcado pelo Caniggia, faziam parte desse clube campeão Joao Luiz Pazze Marques e Vilmar (barata) que foi profissional do clube do Joinville de Santa Catarina. Desculpe os outros atletas mais todos foram importantes pela conquista inédita.

    ResponderExcluir