terça-feira, março 03, 2015

Futebol Amador

ESPORTE CLUBE OLARIA
LAJEADO GRANDE 

  Acima, foto do time Campeão Municipal Invicto em 1968.

Tendo como sede um campo de futebol na área da indústria oleira pertencente à família Waldow, em 1951, surge o E.C. Olaria, que ficou mais conhecido como Olaria Waldow.  Obteve a sua maior conquista em 1968, com o titulo municipal de forma invicta, obtendo vitórias importantes sobre clubes tradicionais da cidade. 

 
A  colocação das faixas de campeão(foto acima) teve como padrinho o E.C. Aliança que disputava o estadual de amadores.   

Atleta Darci Pereira da Silva,  com a faixa de campeão em 1968.

1978 - jogo amistoso em Santa Cruz do Sul/RS: Gomercindo Pereira(um dos fundadores), Valdir Dani, Aroldi, Alfeu Camargo, Airton, Valdir Burro, Lotário e Gaspar Casagrande: Henrique, Dalgiro, Bliga Dani, Kika e Luís.


Em 26 de janeiro de 1986, conquistou  o titulo do Torneio da Amizade, ante o Radar do Lajeado Tarumã. O jogo acabou no empate com o placar com um gol para cada lado. O Torneio foi organizado pelo CMD  local. A final foi no campo do Olaria, que chegou a final num jogo extra contra o Danúbio Azul do Lajeado Capoeira, em campo neutro, na cidade de Tuparendi.  Na decisão o Olaria marcou primeiro através de Djaime aparando um cruzamento de Luizinho. O empate do Radar veio na segunda etapa com um gol contra de Paulo Castilhos, ao atrasar mal uma bola para o goleiro Danilo, acabou nos fundos da rede. Com o empate o Olaria conquistou o titulo do torneio. O time do título: Danilo: Cepo, Paulo Castilhos, Ico e Irineu(Aroldi)(Egon); Carlos Peixe e Djaime: Côco, Toni(Bliga) e Luizi

Mais fotos do E.C. Olaria:






Nota do  Blog: Além do Olaria do Lajeado Grande, por algum período, houve na historia do futebol de Santa Rosa, mais duas agremiações esportivas,  com tal nomenclatura: o Olaria da Esquina Guia Lopes, talvez o mais antigo, há décadas desativado e o Olaria do Lajeado Figueira. Este fundado por um grupo de trabalhadores, tendo, entre outros,  um dos lideres Paulino Curuta, da olaria localizada as margens do Lajeado Figueira, próximo a Vila Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Cruzeiro, mas que tinha sua sede (campo) na comunidade do Lajeado Figueira, situada a mais ou menos dois quilômetros da indústria oleira. Muitos atletas do Paladino FC, da cidade, quando de folga dos campeonatos (amador do estado) ou amistosos, reforçavam o plantel do Olaria. Este manteve suas atividades na década dos anos 1960, posteriormente encerrado suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário