terça-feira, abril 24, 2018

Futebol Amador

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA UNIÃO

Vila Oliveira


A Vila Oliveira, sede da A. A. União faz parte de um conjunto de vilas que formam o Bairro Central em Santa Rosa. No passado, a vila era sede, de um dos maiores times amadores da cidade: o EC Real Madri (extinto em 1987). Em 1988, grupo de desportistas, moradores da Vila Oliveira, sentiu de que o futebol deveria continuar como forma de entretenimento principalmente dos jovens da comunidade. Então, em 18 de fevereiro daquele ano, nas dependências do Mercado Zamin, reuniram-se: Joel Bragança, Hilário Grizza, Gaspar Bittencourt, Jorge Porto Anchieta, Delci Servat, Ivo Calza e Olimpio Zamin e fundam um clube de futebol, ainda sem denominação. O nome Associação Atlética União, foi sugestão de Nelson Oliveira, atual proprietário do Botos Bar.
O primeiro compromisso em campo assumido como nova entidade foi na Linha Salto em Santo Cristo, contra o Tiradentes daquela comunidade.
O campo (construído em 1972), que servia de local para os jogos do Real Madri tornou-se sede da A. A. União.


A principal conquista do clube do Bairro Central foi em 1997 se sagrando Campeã Municipal de Santa Rosa (venceu o favorito Palmeiras da Vila Glóia, pelo placar de um a zero – gol de Girlei, na primeira etapa de jogo). Time base que disputou o campeonato: Paulo, Girlei, Furigo, Cascão, Bola, Neco, Taborda, Volmir, Becker e Rodrigo. Neco foi o melhor jogador em campo na decisão do campeonato. O Técnico Sérgio Grizza foi eleito o melhor treinador do ano. A arbitragem da decisão esteve a cargo de João Carlos Rodrigues, auxiliado por Paulo Paim e Édio Klein.
A vitória quebrou uma hegemonia de quase 10 anos disputada, entre o Palmeiras e o Ferroviário.


Outras conquistas: em 1989 – Vice Campeã Municipal (perdendo a final para o EC Prenda, nas penalidades); em 1994 - Campeão da Associação de Clubes do Bairro Cruzeiro e em 1999 – Campeão da Taça Amizade.

Ao falar da A. A. União não se pode deixar passar em branco a pessoa do abnegado desportista Olimpio Zamin. Voluntário em várias atividades sociais do Bairro Central foi fundador, atleta, dirigente e todas as funções imagináveis dentro da A. A. União. O futebol corre em suas veias. Emocionado, durante as comemorações de aniversario dos 30 anos, fez um relato de sua paixão, o futebol. Zamin, como é mais conhecido, é um homem de trabalho. Além de desportista foi líder comunitário e vereador na cidade. Embora não sendo natural de Santa Rosa, adotou a cidade como assim fosse. Merece o reconhecimento da comunidade. Cada clube amador da cidade teve ou tem uma pessoa como pilar de sustentação. Aquela que faz tudo. Assim foi Zamin na A. A. União. Por isso, nosso respeito e admiração a ele.



Na comemoração do trigésimo aniversário, dia 8 de abril de 2018, do clube a Câmara de Vereadores de Santa Rosa, homenageou a Associação Atlética União com uma Menção Honrosa, na qual foi entregue pelo presidente da casa e desportista Luiz Renato Schaeffer.



Fotos da atual estrutura da Associação Atlética União.


Nenhum comentário:

Postar um comentário