sexta-feira, outubro 18, 2013

Por Onde Anda?

   JUAREZ  DA COSTA     

JUAREZ DA COSTA, nascido em Cruz Alta, RS, filho de ALBERTINA ANTONIA DA COSTA. Apelido: Sarará

Casamento: Com Glabe Gonçalves (1.º casamento), filhos: Cristiano e Juliane. Neide Beatriz Marques (2.º casamento), filhos: Joacir  e Elissandra, 02 netos (Andreia e Orlando). 
Grau de escolaridade: 1° Gau

Como foi a infância (onde, quando). O que lembra com saudade:
Morando na localidade da Vila Ferroviário, em Cruz Alta, RS, até os 14 anos de idade, local próximo ao campo de futebol do Riograndense F. C.
Lembranças: como entregador do Jornal Diário Serrano de Cruz Alta, RS, para ajudar no sustento da família; era torcedor do Riograndense de Cruz Alta e, quando o Riograndense jogava nos estádios do Guarani ou do Nacional, distantes uns 04 (quatro) quilômetros donde morava, utilizava como meio de transporte o trem de passageiros; Lembro ter mudado de endereço indo morar na localidade denominada Mundo Novo, município de Espumoso, RS, onde comecei a jogar futebol num clube denominado Serrano, quando, jogando em um torneio promovido pelo E. C. Guarani de Espumoso, RS, despertei interesse dos dirigentes daquele Clube, indo, em 1958, então jogar  no E. C. Guarani de Espumoso, clube filiado a Federação Gaúcha de Futebol, na categoria de amadores.

Vida esportiva onde iniciou em que clubes jogou – o que recorda desta fase:Iniciei jogando nos campos da várzea pelo Serrano de Mundo Novo e como amador vesti a camiseta do E. C. Guarani, de Espumoso, RS, nos anos de 1958 a 1960 e em 1962; em 1959 vim jogar em Santa Rosa, RS, pelo E. C. Guarani uma partida amistosa contra o E. C. Aliança, clube na época presidido pelo Sr. Francisco José Berta que era cunhado do Sr. Herter Macalós que era, por sua vez, o treinador do E. C. Guarani; em 1961, recomendado pelo Herter Macalós, vim jogar no E. C. Aliança; em 1962 retornei para o E. C. Guarani, e, em 1963 retornei em definitivo para a cidade de Santa Rosa para novamente envergar a camisa do tricolor santa-rosense, jogando nesse clube até o ano de 1967; fiz parte da equipe do E. C. Aliança nas conquistas dos campeonatos citadinos de Santa Rosa dos anos de 1963 e 1965, e, vice-campeão nos anos de 1961, 1964, 1966 e 1967; lembro que o campeonato citadino de Santa Rosa tinha como clubes adversários do E. C. Aliança: o Paladino F. C. (o grande rival), o Juventude de Cruzeiro, o Sepé Tiarajú e o E. C. Bancários; Recordo de um jogo em que o E. C. Aliança derrotou o Atlântico F. C. da cidade de Erechim, RS, (o treinador do Atlântico era, naquele jogo, o Sr. Fábio Koff, atual presidente do Grêmio Porto Alegrense) no Estádio Carlos Denardin, pelo escore de 3x2, tendo marcado o primeiro gol do E. C. Aliança.

Clube pelo qual torce:Grêmio Porto-Alegrense.

Atividade atual (ou enquanto esteve trabalhando): Aposentado, continuo residindo em Santa Rosa, RS, na companhia de minha esposa Neide Beatriz, em chácara de nossa propriedade situada na localidade de Bela União; fui funcionário da empresa Frigorífico Prenda, no período compreendido de 1963 a 2001.

Mantém atividade relacionada com o esporte?Não.

Já foi treinador, dirigente ou algo similar?  Sim, como treinador de futebol de campo, pelo E. C. Prenda nos anos de 1980 até 1985 – nas disputas dos campeonatos citadinos de Santa Rosa, RS, organizados pela Liga Santa-rosense de Futebol; também fui técnico dos veteranos do E. C. Prenda nos anos de 1986 até 1996; tendo conquistado os campeonatos dos anos de 1993 e 1996. Exerci o cargo de presidente da Associação dos Funcionários do Frigorífico Santa-rosense nos anos de 1987 até 1991.

Foto 01 - Juarez da Costa vestindo a camisa do E C Aliança de Santa Rosa.
Foto 02 - Juarez da Costa vestindo a camisa do Guarani de Espumoso/RS.

Fotos da família de Juarez: 

Com a esposa Neide Beatriz(esposa), Joacir, Elissandra, Juliane(filhos),Juarez, Mauro(genro) e os netos Andreia e Orlando.


 Com os filhos Cristiano, Elissandra e Juliane no dia de seu aniversário.


Com sua filha Elissandra em dois momentos de sua vida.

Mais fotos...


Com o E. C. Aliança em 1961, na cidade de Porto Rico, Missiones -Argentina




Time do Aliança que enfrentou o  Internacional, foto que o Juarez muita se orgulha. Em pé Canelao, Juquinha, Chico, Neco, Teo e Plinio
Agachados: Cabano, Perigoso, Juarez, Neri Grifu e Abel.

 Colaboração de João Jayme Araujo/POA. e Raul Meneguini/SRO.

Um comentário:

  1. parabens a esta maravilhosa pessoa que tive a honra de conhecer pessoa muinto especial mais do que merecida esta homenagem parabens tambem ao juventos por ter feito esta homenagem abraçao e felicidades

    ResponderExcluir