terça-feira, novembro 01, 2011

ASTROS DA TERRA




ROBERTO GAÚCHO


Roberto Joceli Weber é filho de Raul Weber e Diva Maicá Weber, nasceu em Guarani das Missões em 05 de abril de 1968.
Do casamento com Heloisa nasceu Roberto Junior, hoje com 17 anos.
Passou sua infância até os onze anos em Guarani das Missões, jogando futebol em campo de terra, no Ginásio e no Colégio Agrícola. Depois, para Santa Rosa, onde até hoje mora sua família.
Quando esteve no Dínamo, o presidente José Emilio Kruel falou-lhe que era muito magrinho e que não poderia jogar futebol.
Era pequenininho, driblava todo o mundo e levando “porradas”, por isso não sobreviveria.
Primeira ficha de inscrição de atleta de Roberto Gaúcho, na Federação Gaùcha de Futebol, pelo DÍNAMO F.C. de Santa Rosa.

De Santa Rosa, levado por seu irmão Chiquinho, também atleta, que jogou no Caxias, Gaúcho de Passo Fundo e no Dínamo, foi atuar em Joinville de onde se transferiu para o Grêmio, em 1989. Jogou com Cuca, Bonamigo, Assis, Mazaropi, dentre outros.
Do Grêmio foi para o Coritiba, Vitória, Guarani de Campinas (ao lado do zagueiro Pereira e de Biro-Biro), Cruzeiro onde ficou por oito anos e acabou a carreira nos Estados Unidos, tendo atuado ao lado de outros experientes jogadores, entre eles o colombiano cabeludo Valderrama.


Brilhou muito no Cruzeiro, onde obteve grandes conquistas nos anos 90, principalmente a Copa do Brasil 96 em cima do Palmeiras em São Paulo. Fez o gol de empate e foi responsável ainda pelo cruzamento que resultou no gol de Marcelo Ramos. Cruzeiro venceu a partida por 2 a 1 e ficou com o título.
No Guarani, por exemplo, jogou ao lado do zagueiro Pereira, do volante Biro-Biro, entre outros. Também defendeu o Vitória da Bahia.
De volta ao Estado abraçou a carreira de treinador e exerce essas funções no Porto Alegre, time de Ronaldinho e Assis.
Diz sentir saudade do interior, pois, estando fora, se perde até o vínculo com a família.
Conquistas:
Cruzeiro:
Copa Libertadores da América: 1997
Supercopa Libertadores: 1992
Copa Ouro: 1995
Copa Master da Supercopa: 1995
Copa do Brasil: 1993 e 1996
Campeonato Mineiro: 1994, 1996 e 1997
Grêmio
Campeonato Gaúcho: 1990
Coritiba
Campeonato Paranaense: 1989
Vitória
Campeonato Baiano: 1991
Joinville
Campeonato Catarinense: 1987

Cruzeiro de 1992. Em pé: Paulo César, Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho, Ademir e Edson. Agachados: Betinho, Renato Gaúcho, Cleison, Douglas e Roberto Gaúcho.


Cruzeiro campeão mineiro de 1994 com Ronaldo Fenômeno em início de carreira. O time estrelado levantou o caneco com 17 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Ronaldo foi o artilheiro com 22 gols em 22 jogos. Em pé vemos Paulo Roberto, Dida, Célio Lúcio, Rogério Lage, Luizinho e Nonato; agachados estão Ademir, Ronaldo, Catê, Luiz Fernando e Roberto Gaúcho. Fonte: Cruzeiro

Fonte: Entrevista concedida em 15 de setembro de 2011 e pesquisa na Internet, especialmente no Blog de Milton Neves.

Um comentário: