terça-feira, 4 de janeiro de 2011

JUVENTUDE F.C.

Juventude Futebol Clube
                                   Bairro Cruzeiro - Santa Rosa - RS.



Neste clube jogaram: Ivar Taffarel,(o 2º agachado da esquerda para a direita) pai do glorioso tetracampeão mundial Cláudio André Taffarel, arqueiro da seleção brasileira e seus tios Ivanir Taffarel ( o último agachado a direita) e Laureno Mergen, conhecido como Lambreta (o 3º, em pé da esquerda para a direita).


Fundado no Bairro Cruzeiro, Santa Rosa-RS, em 10 de maio de 1955.

Cores do uniforme: camisas amarelas com golas e punhos verdes, calções azuis e meias brancas.
Realizava jogos memoráveis com os rivais da cidade: Aliança, Paladino, Juventus e Sepé Tiarajú. 







Em 1969 conseguiu se único título: Campeão da Taça Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

"Em 1970, o Juventude FC. de Cruzeiro, disputou seu último campeonato gaúcho de amadores, eu era jogador, tesoureiro, relações públicas, treinador, buscava o fardamento lavado, etc...eu 'era um faz de tudo', naquele ano", relata Milton Harvey Schwerz.
Diz ainda: "Willy G.Dias(*) foi atleta, dirigente e treinador, colaborando nesse último certame disputado ante o Tabajara de Tuparendi, Botafogo de S.Cristo, Aurora de C.Largo, Aliança e Paladino. Lembro-me bem, que vencemos ao Paladino na estréia, de 1x0, gol de falta de Carlos Mauro Schwerz. Vencemos ao Botafogo, Tabajara, Aurora por 2x1, lá em C.Largo, com o 2º gol consignado por mim, de escanteio, gol olímpico. Era uma tarde fria de inverno, e o vento minuano colaborou muito na feitura desse gol. Levamos uma goleada do Aliança, não lembro o placar. Fizemos uma boa apresentação, já que perdemos somente um jogo, naquele longínquo ano de 1970, finalizou.
(*) Wily Gonçalves Dias foi atleta do Juventude e do Juventus. Foi presidente do Juventude, do Dínamo FC em 1989 e presidente do Juventus em 1997 e 1999.


Esta foto foi enviada por Pedro Daniel da Rosa Deon, Filho de Valci Antonio Buaes Deon, do Bairro Cruzeiro. Da esquerda para a direita, Ivar Tafarel, Agachado Miquim e Valci Deon.




 
Colaborou com a pesquisa Milton Harvey Schwerz
Fotos: Milton Harvey Schwerz,  João Jayme Araújo e Pedro Deon.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Milton e ao João pela brilhante e oportuna pesquisa sobre o futebol santa-rosense e, em especial, do nosso querido bairro Cruzeiro, o glorioso Juventude. Podemos rever fotos e lembrar da história contada por nossos pais, parentes e amigos. Uma bela contribuição à história. Obrigado. Forte abraço. Carlos José Leite de Oliveira (Zé, filho de Apolônio e Anamir Leite de Oliveira). Atualmente trabalhando em Brasília.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de fotos do Chico Capellari para montar história da família Capellari

    ResponderExcluir