quarta-feira, janeiro 16, 2013

Memória/Dínamo

DÍNAMO FC NA ERA DO PROFISSIONALISMO (Parte III)

1987 – Temporada de grandes vitórias e campanha memorável

Apenas um ponto separou o Dínamo da Divisão Principal do futebol gaúcho.

Sob a presidência de José Emilio Kruel, na temporada de 1987, o Dínamo atuou oficialmente nos gramados gaúchos disputando a Segundona, 40 vezes. Foram 20 vitórias, 12 empates e oito derrotas. Chegou as redes adversárias por 44 vezes, sendo que sofreu 28 gols, portanto, com um saldo positivo de 16 gols pró. Foram anotados em média 2,2 gols e sofridos 1,4 gols por partida. 




Começou a temporada com o time desacreditado, pois o time não havia se dado bem no ano anterior. Mas, aos poucos, com resultados importantes, dentro e fora de casa, conquistou a torcida que começou a lotar o estádio Carlos Denardin. A partir de então, foi vencendo as fases, a cada passagem, reforçando seu time com atletas de clubes da região, vencendo clubes tradicionais e mais estruturados, chegou ao octogonal final. Para Santa Rosa e região foi sensacional. O octogonal foi emocionante, com jogos fantásticos no Carlos Denardin. Clássicos com Elite e principalmente o Guarany de Cruz Alta, dominavam as conversas nas rodas esportivas que tomavam conta da cidade. No clássico com a equipe cruzaltense foram mais de oito mil pessoas ao estádio. Foi um jogo truncado pela arbitragem que tentava favorecer o Guarany, e o resultado ficou sem abertura de placar. No final do jogo houve confronto dos torcedores com a Brigada Militar. O Dínamo só não atingiu seu objetivo que era a Divisão Principal, por aquelas coisas do futebol, onde outros interesses interferem nos resultados. Assim, com apenas um ponto a menos, ficou para trás, deixando a esperança de que tudo seria melhor no ano seguinte.

Conquistas:

Campeão da Região Missões - 1ª fase Segunda Divisão Gaúcha.
Campeão do 1º Turno da 3ª Fase Região Norte/Missões.
Campeão do 2º Turno da 3ª Fase da região Norte/Missões.
Terceira colocação no octogonal final da Segunda Divisão do Futebol Gaúcho.

O plantel: os goleiros Danilo, Nelson, Lamar e Alceu; os laterias Chico, Marcos, Baitaca, Cadinho, Iura, Taborda,, Marcelo e Flávio; os zagueiros João Batista, Salsicha, Caçula e Carlos; os meio campistas Góia, Zéio, Zequinha, Sergio, Chico Timm, João Manuel, Classmann, Rogério e Jacaré; os avantes Lica, Caio, Peixe, Hermeto, Chimbinha, Grilo, Cezar, João Luiz, Paulo Timm, Zé Pedro, Mauro e Toninho.

Comissão Técnica: Todos pratas da casa, o técnico Nenê Zorzan e os preparadores físicos: Eduíno Lorenz, Alex Hakim Elias e Carlos Neitzke.

A Campanha: (c) jogos em casa e (f) jogos fora.

Primeira Fase – Chave Missões:

Primeiro Turno:

15/03 – 1 x o Santoangelense (c), gol de Zequinha.
01/04 – 1 x 0 Oriental (c), gol de Salsicha aos 10 minutos do 2º tempo após cobrança de falta do Zéio. Jogou o Dínamo com Danilo; Baitaca, Caçula, Salsicha e Cadinho; Góia, Zéio(Chico Timm) e Zequinha; Caio(Lica), João Luiz e Zé Pedro. O Oriental perdeu com: Lamar: Vanderlei (Mikei), Marreca, Chico Dummel e João: Classmann, Airton e Adones: Miltinho, Camargo (Polaco) e Cezar. Arbitragem de Luiz Carlos Pedroso auxiliado por Alveri Milanês e João Carlos Braga.
05/04 - 1 x 1 Tupy (f) gol de João Luiz aos 10 minutos do 1º tempo e Chibinha empatou na segunda etapa: Tupy: Bartaluci; Protasio, Cesar Ademar e Pradinho; Ademir, Maradona (Tita) e Roque; Pedrinho, Pedralli e Chibinha. Dínamo: Danilo; Chico, Caçula, Salsicha e Cadinho; Góia, Zéio(Paulo Timm) e Zequinha; Lica(Caio), João Luiz e Zé Pedro. Arbitragem de Enísio Matte auxiliado por João Francisco Canabarro e Nelson Rodrigues.
08/04 – 1 x 1 Elite (c) gol Zeca no início da segunda etapa e Salsicha empata no final. Dínamo: Danilo; Carlão, Caçula, Salsicha e Cadinho; Góia, Zequinha e João Luiz; Lica, Zé Pedro e Chico Timm(Zéio). Elite: Kruger; Japão, Antonio e Edson: João Luiz, Zeca e Nilzo(Luis Afonso); Elemar, Foguinho e Amarildo. Arbitragem de Lauro Costa auxiliado por José Luiz Alves de Souza e Sérgio Dias.
12/04 – 1 x 0 Botafogo (f) gol de Lica.
15/04 – 0 x 1 Aurora (f). Jogo violento, pois o Aurora precisava vencer para não cair ainda no primeiro turno. Vani marcou para o Aurora aos 26 da primeira etapa. Zé Pedro foi expulso. Dínamo: Danilo; Marcelo, Caçula, Carlão e Cadinho; Góia, Zequinha(Zéio) e João Luiz; Caio, Zé Pedro e Chico Timm(Paulo Timm). Arbitragem de Clodoaldo Oliveira.
18/04 – 0 x 0 Três Passos (c)

Segundo Turno:

26/04 – 0 x 5 Elite (f). Foi o pior jogo do Dínamo na temporada.
03/05 – 4 x 1 Botafogo(c) Gols de Paulo Timm, Sérgio e João Luiz (2), o primeiro de pênalti. Fipo marcou para o Botafogo.
10/05 - 1 x 3 Três Passos (f) gol de Zéio.
17/05 – 4 x 0 Aurora (c) gols de Sérgio, Paulo Timm, Zéio e Salcicha.
20/05 – 0 x 0 Oriental(f)
24/05 – 1 x 1 Santo-angelense (c) gol de Lica.
27/05 – 4 x 0 Tupy (c)

Segunda Fase – Chave Norte/Missões

Primeiro Turno:
30/05 – 0 x 1 Elite (f)
07/06 – 2 x 1 Tupy (c), gols de Zéio e João Luiz.
14/06 – 2 x 1 Três Passos(c), gols de Paulo Timm e Zéio).

Segundo Turno:
28/06 – 0 x 1 Tupy (f).
22/06 – 1 x 0 Três Passos (f). Gol de Paulo Timm aos 26 minutos do 2º tempo. Dínamo: Danilo; Marcos, Caçula, Góia e Chico; Marcelo, Zequinha e João Luiz; Lica, Paulo Timm e Chico Timm(Mauro/Tabordinha).
05/07 – 1 x 0 Elite(c) gol de João Luiz de pênalti.

Terceira Fase - Semi-final

Primeiro Turno:
19/07 – 1 x 0 Guarany CA (c) gol de Zéio.
26/07 – 1 x 0 Tupy (f) gol de Liça aos 41 minutos finais.
02/08 – 2 x 0 –São Luiz (c) Gols de João Luiz (2 – o 2º de pênalti). Dínamo: Danilo; Marcos, Salsicha, Caçula e Chico; Classmann, João Manuel e João Luiz; Lica, Paulo Timm e Zéio(Hermeto).

Segundo Turno:
14/08 – 1 x 1 São Luiz (f), gol de João Luiz cobrando falta aos 4 minutos e Careca empatou aos 4 do segundo tempo..

22/08 – 3 x 0 Tupy (c), gols de João Luiz (2) e Toninho.

30/08 – 1 x 4 Guarany CA (f), gol de Chico. Classificado antecipadamente jogou com time misto.

Octogonal Final

Turno e Returno:
13/09 – 0 x 0 Aimoré(c). Dínamo: Danilo; Marcos, Salsicha, Caçula e João Batista; Classmann, João Manuel e João Luiz; Lica, Toninho(Paulo Timm) e Chibinha.
21/09 – 1 x 0 14 de Julho(f), gol de Chibinha.
04/10 – 0 x 0 Igrejinha(f).
11/10 – Guarani BA (c) gol de João Luiz de pênalti aos 30 da segunda etapa, sofrido por Cesar.
14/10 – 0 x 1 Guarani CA (f).
18/10 – 1 x 1 Elite(c), gol de Rogério Manta aos 4 e Zeca.
21/10 – 0 x 0 Aimoré(f).
01/11 – 1 x 3 14 de Julho(c). Gol de Paulo Timm de pênalti.
08/11 – 1 x 1 Riograndense (f) gol de Cezar.
15/11 - 1 x 0 Igrejinha (c) gol de Rogério Manta.
18/11 – 2 x 0 Rigrandense (c). Jogo violento com muito pontapé em que os riograndinos só pensavam em truncar o jogo. Mas o castigo veio aos 22, com o gol de Salsicha e aos dois minutos da segunda etapa Cesar fez 2 a 0. Dínamo: Lamar; Marcos, Salsicha, Caçula e Flávio; Rogério Manta, João Manuel e Toninho(Jacaré); César(Lica), Paulo Timm e Chibinha. Riograndense: Paulo Munhoz; Jaguarão, Chicão, Wagner e Gilnei; Tita, Nelson e Chop; Everton, Vadico(Gustavo) e Nédi. Arbitragem foi de Paulo Serafim auxiliado por Adilson da Silveira José Antonio.
20/11 – 1 x 0 Guarani BA(f), gol de Paulo Timm.
23/11 – 0 x 0 Guarany CA(c). Foi um dos jogos mais complicados. O Guarany veio para truncar o jogo, com complacência da arbitragem e levar o empate o que conseguiu. Foi o maior público até então no Carlos Denardin. Uma noite para ser alegre acabou em pancadaria. No final o zagueiro Benhur agrediu Paulo Timm e o tumulto gerou também para fora do gramado. O policiamento entrou em ação e começou a bater em jogadores e torcedores. (Tudo está registrado nos jornais da época).
29/11 – 1 x 0 Elite (f), gol de Paulo Timm aos 17 da primeira etapa.

Dínamo em terceiro lugar com 18 pontos, atrás de Aimoré com 19 e Guarany CA com 23 pontos. Faltou, portanto, um ponto para alcançar a Primeira Divisão.

Jogo Amistoso:

No dia 06 de setembro recebeu a visita da SER Caixas, no Carlos Denardin, onde o Dínamo foi derrotado por um a zero, com um gol de Leco, de forma duvidosa, validado pelo árbitro. Na oportunidade o Caxias jogou com: Casagrande; Amauri (Nestor), Betão, Jairo e Ricardo; Caçapava, Doval e Gerson Lopes; João Carlos(Leco), Donizete e Noronha. Técnico Ivo Wortmann.
Fonte: Arquivo do Blog e Museu Municipal.


Dínamo FC - 1987 - Em pé: Góia, Danilo, C. Timm, Marcelo, Caçula s Salsicha: Agachados: Chico, Lica, João Luiz, Zéio e Zequinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário