sexta-feira, setembro 06, 2013

Por Onde Anda?

JOAQUIM TOLEDO FURTADO (CAPA)


Nasci no estado de Goiás, na cidade de Ipameri. Casei  em Santa Rosa  com Ligia Zenni Furtado, temos um casal de filhos, sendo: Siomara Zenni Furtado e Roberto Zenni Furtado, quatro netos, Letícia, Camila, Pedro e Gabriela e três bisnetos: Gabriel, João Vitor e Maria Eduarda.  Tenho o primeiro grau completo. Sou conhecido pelo  apelido de  Capa,
Até os cinco anos, foi na cidade de Leopoldo Bulhões/Goiás, onde brinquei  como toda  criança nesta idade. Logo depois, meu pai foi transferido para a cidade de Guaíba no Rio Grande do Sul. Logo depois que cheguei, me apaixonei por pescarias no Rio Guaíba. Lembro bem, que íamos à escola de tamanco e na volta caçávamos passarinho, pegava frutas e jogava bola.

Em 1944, fomos morar em Porto Alegre. Iniciei no atletismo no Grêmio Futebol Portoalegrense.  Também praticava outras modalidades esportivas como: halterofilismo e futebol, tudo isto ainda  no Estádio da Baixada, no Bairro Moinhos de Vento. Quando fui prestar o serviço militar, desenvolvi mais no futebol. Depois de servir o exercito, me transferi para a cidade de Tupanciretã, disputando campeonato pelo Grêmio Esportivo Pedro Osório, que tinha como sigla “GEPO”. Fiquei dois anos nesta cidade, voltando logo depois para Porto Alegre, finalizando minhas atividades esportivas. Em 1956, ingressei no serviço público federal e trabalhei por vários anos no Frigorífico Prenda, na cidade de Santa Rosa. Trabalhei, por 40 anos, como fiscal de produtos de origem animais (inspeção federal). Logo que cheguei, disputei pelo Prenda, vários campeonatos varzeanos  de futebol, disputando também campeonatos municipais pelo Paladino e encerrando a carreira com uma grave lesão no joelho.  Depois de recuperado da lesão, comecei a praticar futebol de salão pela Liga Municipal dos Veteranos de Santa Rosa. Também fui dirigente pela ASRE – Associação Santa Rosa de Esportes.
Sou torcedor do GRÊMIO FUTEBOL PORTOALEGRENSE. Atualmente, estou aposentado.  Hoje não mantenho nenhuma atividade ligada ao esporte.

Colaboração de João Jayme Araujo/POA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário