domingo, setembro 23, 2012

Grêmio Sportivo 14 de Julho



GRÊMIO SPORTIVO 14 DE JULHO


João Jayme Araujo
e
Wilson Motta Codinotti


Um grande amigo nosso, da cidade de Santa Rosa, como todo aquele que deseja saber mais sobre a sua cidade tornou-se, sem demérito algum, muito antes pelo contrário, um "curioso por excelência".
Quando sobra um pouquinho de seu precioso tempo, debruça-se sobre antigos exemplares de jornais locais, do passado, onde tem descoberto valiosas pérolas.
A última: trouxe à vida um desconhecido ou pouco lembrado GRÊMIO SPORTIVO 14 DE JULHO. O nome, uma homenagem de esportistas locais a antiga denominação da Vila.
Até então, o que se sabia a cerca de futebol, cingia-se a memoráveis recordações do URUGUAY FOOT BALL CLUBE.
Pela "nominata" dos integrantes da nova agremiação, atrevo-me a afirmar que talvez, o novo clube tenha nascido por interesses antagônicos no esporte, na política ou em qualquer outra atividade humana, como seguido ocorre.
Mesmo porque o URUGUAY já estaria inativo. À guisa de comparação vejamos próceres do Uruguay, dentre outros: José Maciel, Luiz Kurkowski, Arthur de Carli, João Macluf, Fernando Albino da Rosa, Vergilio Lunardi, Dr. Belanca, Gomercindo Albrecht, Prof. Alfredo Andara, Augusto Matter, Dr. Bonifácio, José Macluf, Estanislau Kotlinsky, Antonio Cappellari,Vergilio LunardI, Constantino C. Liberali, Benjamin Vargas, Armando G Guindo, Luiz Zenni e outros. .
Notícias colhidas em A SERRA, jornal da época, destacam que o GS 14 de Julho foi fundado em 24 de março de 1941. Foram os fundadores e primeiros dirigentes: Capitão Pautilho Palhares, prefeito nomeado; Paulo Maia Pinho, engenheiro; Adolfo Ambros, de família tradicional; Dr. Darci Berbigier, promotor público; José Ferreira de Oliveira, Exator Federal; Lamartine Ribeiro Marques; Pedro Barbosa, juiz de direito; Luiz Giacomelli, advogado provisionado; Roberto Conte, joalheiro; Olvito Farias, datilógrafo do cartório do Major Santos; Antoninho Viana, funcionário policial; Avelino Lavarda, do comércio; Armando Hagg, viajante comercial; Dinarte Vasconcelos, advogado provisionado; Ten. Orlando Pacheco, datilógrafo do cartório do Major Santos; Reinholdo Jaeger, proprietário do Hotel Avenida; Roberto Schtaleker, oriundo de Porto Alegre, trajava com esmero, usando polaina, por cima do sapato. Casou com dona Elisa Pilz. Foram donos do A CIGANINHA, restaurante de muito prestígio. Voltando a P. Alegre, abriu um com o mesmo nome e foi o primeiro ecônomo do BARRIL e CHOPÃO casa de chope e shows, no complexo Beira Rio; Walter Loureiro, inspetor de policia vindo da capital do Estado,magrinho todo elegante.Alberi Machado, ourives; Dr. Vicente Cardoso um dos cérebros da região, engenheiro.


Moacir da Cunha Röesing, coletor federal. Fundou e dirigiu o semanário A SERRA. Foi através das páginas desse jornal que a comunidade engajou-se na campanha para emancipação de Santa Rosa, ocorrida em 1931. Jogou no Uruguay Futebol Clube, sociedade esportiva de Santa Rosa, fundada no ano de 1925. Sagrou-se campeão municipal por vários anos defendendo as cores dessa agremiação. A par de suas atividades profissionais e esportivas, dedicava seus esforços também para ações culturais. Em 1932 fundou a Sociedade Cultural de Santa Rosa, dirigindo-a até 1934. Nesse local, juntamente com outros violonistas, dentre esses meu pai, João Aguirre Araujo, lançou uma composição sua, das primeiras canções com temática gaúcha.               

Lembro o grupo de violonistas "adentrado" pela porta principal do Cultural já ponteando os pinhos para irem a um palco adrede preparado e aí lançarem “CAMPINAS DO RIO GRANDE, VENHO VINDO DAS CAMPINAS  ou MEU PAGO  que é o nome certo. Avô de Regis Rösing, atuante repórter da TV Globo e ancestral de Tânia Rösing criadora e condutora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, evento realizado periodicamente e que converteu-se num dos maiores debates da literatura da América Latina; Ervino N. Vitê, engenheiro chefe da Comissão de Terras. Teria sido muito bom jogador de futebol, como seu irmão Carlitos, um perninha torta, exímio dançarino; Byron Cardoso, sobrinho do Dr. Vicente e filho de Altamiro Cardoso, agrimensor; José Lavarda, comerciante; Augusto Julio Matter, também do comércio; Nolar Kruel, tesoureiro da Prefeitura; Antonio Pereira Lima, inspetor de polícia; Dr. Francisco Niderauer Timm e Dr. Etiene Miroslav Gregoraief ( Dr.Russo) médicos; Luiz Fernando Berbigier, militar; Vicente Zöelehr, proprietário do jornal A SERRA; Agostinho Frainer, dono do cinema; Dr. Zavagna, advogado provisionado; Arthur de Carli, de origem uruguaia, do comércio tido, havido e reconhecido como excelente jogador de futebol, do Uruguay; José Pazzini, escriturário do cartório do major Santos; Deoclécio Silveira, trabalhou na prefeitura chegando a exercer o cargo de subprefeito e Vergilio Lunardi, do comércio. (jornal A SERRA de 30 de março de 1941)


Primeiros jogos do 14 de Julho

As primeiras partidas foram contra o Grêmio de Santo Ângelo, Roque de São Luiz Gonzaga, Riograndense de Cruz Alta e Oriental de Três de Maio. São noticiadas as seguintes efemérides:
- Dia 18 de maio de 1941 - em Cruz Alta jogo contra o RIOGRANDENSE (foto abaixo). Não há referencia ao resultado.



- 22 de junho de 1941 - recebeu a visita do Roque de São Luiz Gonzaga. Os são-luizenses partiram de sua terra no sábado e, devido ao estado das estradas, somente aqui chegaram no dia seguinte. Nessa época excursão de clube de futebol sempre era acompanhada por grandes caravanas recebidas com festas, programa social e visitas a locais interessantes da cidade visitada. Dentre esses, os missioneiros visitaram as obras do hospital na atual avenida Dr. Francisco Niderauer Timm. Oradores se faziam ouvir. Na ocasião falaram Fernando Albino da Rosa, poeta, jornalista e escritor e o brilhante advogado Mirandolino Comarú.
- 29 de junho de 1941 - Revanche em São Luiz Gonzaga, em partida que foi acertada através de telegrama o meio mais rápido de comunicação. Quando atrasava vinha com um carimbo com a seguinte frase: DEMORADO DEFEITO LINHA. Tínhamos o JAZZ BAND, 'PULMÃO DE AÇO", assim conhecido devido à grande capacidade pulmonar do Maestro Krüger, o sax da orquestra e músico do  afamado conjunto da região, que acompanhou a delegação.

- 19 de agosto de 1941 - 14 de JULHO 3 x GRÊMIO DE SANTO ÂNGELO 1. A única partida registrada com as incidências dela.



- 15 de outubro de 1944 - ocorreu A PROCLAMAÇÃO DA MADRINHA, na Sociedade Cultural.A escolha recaiu na senhorita Neusa Reggiori com 698 votos. Como segunda e terceira colocadas Herta Mundstochk e Heide Gallas. Neusa Reggiori teve dois irmãos Bade e José. Sua mãe foi, por longo tempo, agente da Telefônica quando as comunicações eram difíceis.Seguidamente deve ter sido xingada por conterrâneos que teriam segundo eles, ligações importantíssimas!
Do time do URUGUAY, integraram o GRÊMIO SPORTIVO 14 de JULHO, os seguintes atletas:
- URUGUAINA: jogador de futebol veloz e rápido e de bolão, que teria aqui chegado em circunstâncias nunca bem esclarecidas. Era comum fronteiriços bandearem-se para o lado de cá. Como particularidade jogava usando sobre a testa uma vincha preta, lançando, talvez, a moda que se tornou famosa no mundo graças ao adorno - faixa - ostentado por RONALDINHO GAÚCHO.
- OSMAR CODINOTTI: das maiores revelações de nossa terra que graças ao seu futebol e ao interesse pela instrução foi estudar em Cruz Alta onde jogou nos três times de lá, NACIONAL, GUARANI E RIOGRANDENSE e ......        galgou o posto de Gerente do INPS, um dos nascedouros da atual Previdência Social.
- ANTONIO KIPER VIANA – (Antoninho). Consta ter jogado em Porto Alegre entre os reservas do Grêmio. Chegou a atuar pelo PALADINO FUTEBOL CLUBE.
- LEQUE - O primeiro atleta profissional em Santa Rosa. Adquirido, a peso de ouro, do futebol de Santa Maria, por João Macluf dos altos próceres do URUGUAY.
O 14 de Julho teve vida efêmera. Como surgiu, desapareceu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário