sexta-feira, novembro 01, 2013

Por Onde Anda?


 ROMALINO PINTO SILVA



Nasci  em Santiago,RS, em 18 de outubro de 1936 e aos cinco anos de idade passei a residir em Santa Rosa. Sou filho de Turene Andrade e Silva e de Maria Pinto Silva.

Casado com Alzira Egidia Goulart Trindade Silva, nascida em Itaqui (RS), filhos Turene Andrade e Silva Neto (Itaqui),Luís Roberto Trindade Silva (Santa Rosa) e Carla Christina Trindade Silva (Tuparendi).

Meu pai foi transferido e trabalhou na então Comissão de Terras, cujo prédio ainda existe e fica em frente à Praça da Independência na Rua Santo Angelo.
Iniciei os estudos no Grupo Escolar Visconde de Cairú, concluindo a quinta série.

Após ser aprovado na Admissão ao Ginásio, passei a frequentar  o referido curso (Ginásio) com os irmãos Maristas, em prédio adaptado da antiga igreja católica na, Avenida Borges de Medeiros.

Nesse período, era atleta do  E. C. Cariris, formado pelos estudantes do ginásio. Em reunião histórica realizada no gabinete dentário de Augusto Knebel, patrocinada por Bonifácio Lopes Camões e com participação de outros jovens atuantes do E.C. Guarani, fizemos a fusão dos dois Clubes, sendo este o motivo do novo nome E.C. Aliança, fundado em 17 de julho de 1952. Participei também como fundador do Juventus A. C., com participação do Professor Werlang.



Em 1953, como  jogador do EC Aliança, agora filiado a Federação Gaúcha de Futebol, quando passamos a contar com participação efetiva e atuante do Senhor Berta, proprietário de farmácia na Praça da Independência. Em 1954, tinha pouco mais de 15 anos de idade, participei como ponteiro direito do Clube, no primeiro campeonato citadino realizado em Santa Rosa, quando enfrentamos o Paladino, vencemos por dois a zero. Derrotamos também o C.A. Juventus. Vencemos os jogos e fomos consagrados Campeões do primeiro campeonato citadino reconhecido pela FGF  e que deu início do Hexacampeonato conquistado pelo E.C. Aliança.

Nossa equipe era formada por: Rodriguez, Berbigier, Ari, Neninho, Hélio, Adãozinho, Pinga (Rigo), Diomarte, Neco (Heitor), Penicilina (Fredolino), Rubens Maicá e Romalino(Nenê).

Em 1955, incorporei no Exército – 1ºRCM, no mês de fevereiro e como havia sido aprovado no Concurso para a Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações, no Estado de Minas Gerais, fui matriculado no Curso da Arma de Cavalaria daquela Escola Militar. Concluído o curso, fui classificado no Regimento Escola de Cavalaria no Rio de Janeiro (RJ).


Permaneci no Rio de Janeiro até 1957, sendo  transferido para o 1º RC em Itaqui (RS). Em 1961, contraí matrimônio com Alzira Egídia Goulart Trindade e, em 1962, nasceu meu primeiro filho Turene Andrade e Silva Neto. Retornei  com transferência para o  1ºRCM  de  Santa Rosa.

Em Santa Rosa, entre 1963 e 1975, participei ativamente no Futebol de Salão, através do MONTESE E.C., composto por militares do 1ºRCM., onde conquistamos vários torneios e campeonatos citadinos.

Convidado e após eleito, fui empossado como  presidente da Liga Santarosense de Futebol, entre 1966 e 1967.



Transferido para o Departamento de Ensino e Pesquisa do Ministério do Exército  em Brasília e, após para o Comando Militar do Sul em Porto Alegre, onde passei a reserva do Exército no Posto de Capitão. Fui condecorado com as medalhas de Ouro, Prata e Bronze pelos bons serviços prestados.

Sou Bacharel em Ciências Contábeis e Administrativas - FEMA. Cursos de Psicologia e Técnica de Chefia e Direção, Relações Públicas, Administração Financeira e Administração Municipal.

Possuo Diplomas de  Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, do Ministério de Educação e Cultura,Hospital de Caridade de Santa Rosa e Serviço Relevante do Poder Público de Santa Rosa.
Eleito Governador do Distrito L-9 da Associação Internacional de Lions Clube, composto de sessenta e quatro municípios e 1640 associados. Fui empossado em Saint Louis - Miniapolis (EUA) em 1993. Ocasião que,  visitei  várias cidades dos Estados Unidos  e percorrer Canadá durante 16 dias (Montreal, Quebec, Toronto e outras cidades.)
Ao retornar para Santa Rosa, após deixar o serviço ativo do Exército passando para Reserva.

 Exerci os seguintes cargos:
- Secretário Municipal da Fazenda de Santa Rosa, no período de  janeiro 1989 à dezembro 1992.
- Presidente do Hospital de Caridade de Santa Rosa, entre janeiro de 1994 a junho 1995.
- Presidente em três mandatos do Lions Clube Santa Rosa-Centro  (2000,2006 e 2007)
- Venerável Mestre da Benemérita Augusta e Respeitosa Loja Maçônica Sabedoria, Força e Beleza, nº  93  no período de  07 dezembro de 1998 à 07  dezembro 1999.
- Governador do Distrito L-9 da Associação Internacional de Lions  Clube, de 01 Julho 1993 a 30 de Junho 1994.

1954 - Romalino Pinto Silva - ponta direita do EC Aliança - com a faixa de campeão citadino de Santa Rosa/RS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário