domingo, dezembro 01, 2013

Por Onde Anda?



CAPITÃO

Gilmar César dos Santos, para o mundo do futebol, Capitão. Foi um ponteiro de bom drible e veloz. Nasceu em Santo Ângelo em 16 de novembro de 1951. Iniciou como atleta no Grêmio Santo-angelense, no ano de 1966. Em 1970, transferiu-se para p Elite Clube Desportivo, da mesma cidade. No ano seguinte foi contratado pelo Tamoio FC, também de Santo Ângelo. Com a fusão dos três clubes da cidade, criando a AESA – Associação Esportiva Santo Ângelo, Capitão foi para lá. Em 1975, veio a Santa Rosa, contratado pela ASRE – Associação Santa Rosa de Esportes, contribuindo para a melhor formação, até então e a melhor campanha em campeonato estadual.
Em 1976, foi para o Sampaio Correa, do Maranhão, onde se sagrou campeão estadual, anotando o gol da vitória na final. Em 1977, no retorno ao estado, foi defender o EC Pelotas. A seguir foi para o Moto Clube, do Maranhão, Remo e Paysandú, ambos do Pará, para em 1984, encerrar no América do Rio de Janeiro. Os gols que marcaram a carreira de Capitão, foram dois marcados no empate entre AESA 2 x  2 Esportivo de Bento Gonçalves e  o gol do título conquistado pelo Sampaio Correa.
Há alguns dias atrás (08/11/13), Capitão esteve em Santa Rosa, junto com Pontes, também residente em Santo Ângelo e radialista, que também foi lateral da ASRE, para receber uma homenagem a atletas que contribuíram para o futebol local.
Para Moacir Rigo e Irineu Donini, na época, dirigentes da ASRE,  autores da façanha de trazer Capitão, de Santo Ângelo para Santa Rosa, lembram de um gol marcado pelo atleta contra a Associação Alegrete, pela sua feitura.  A ASRE, lembram, pedia por um a zero, numa falha do nosso goleiro. Próximo, do final do primeiro tempo, Soni, que atuava como meia, lançou Capitão, este driblou os dois zagueiros, mais o goleiro e ficou na cara do gol, empatando o jogo.
Hoje, Capitão reside na cidade de Santo Ângelo, onde é proprietário de uma lancheria, no centro da cidade.



Na foto: Moacir Rigo dirigente da ASRE e os ex-atletas Capitão, Aroldi,  Pontes e Soni, companheiros da ASRE em Santa Rosa. Ao centro a vereadora Karina Kucharski,  que fez a entrega dos troféus, no evento em homenagem aos ex-atletas, dirigentes, técnicos e torcedores, ni dia 08/11/2013 em Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário