sábado, maio 26, 2012

Histórias do futsal


FUTSAL EM SANTA ROSA (2)

 

MONTESE

 João Jayme Araujo
jjaraujo23@hotmail.com


Na matéria anterior, contamos um pouco do início do futsal em Santa Rosa. Aos poucos vamos, a conta gotas, postar  matérias com registros fotográficos, sobre times e fatos que marcaram a história do futsal da nossa terra. O momento é do MONTESE.

Um pouco de história: O município de Montese ocupa uma vasta área de colinas que faz fronteira com as Províncias de Modena e Bolonha, na Itália.
As tropas alemãs encontravam-se na posse da região de Montese, em posição dominante sobre uma extensa área de colinas,.
A queda de Montese era o principal objetivo da 2ª Cia. do 1º Btl/11º RI: . tinha sido planejada para ser executada em duas fases: Ao cair na noite do dia 14 de abril, as posições na encosta da cidade estavam consolidadas, ficando um saldo de alguns alemães mortos e oito prisioneiros; do lado da FEB houve um morto e três feridos. Embora com as posições consolidadas, à noite, os alemães desencadearam um forte bombardeiro de artilharia com cerca de 2.800 tiros.
Na manhã do dia 15, ainda com a artilharia alemã castigando a cidade, as tropas brasileiras ultimaram a limpeza da cidade. Com um saldo de oito  Alemães  feitos prisioneiros, do lado   Brasileiro,  quatro baixas, sendo um morto e três feridos.
A conquista de Montese repercutiu favoravelmente nos altos escalões e mereceu elogios do Comando Americano, pela bravura e coragem com que a  FEB  encarou o desafio.
Marcou significativamente o início da Ofensiva da Primavera. Somadas às vitórias obtidas pelos Aliados em Vergato, Tole, Monte Mosca, Monte Pero, Monte Sole, Monterumici e Monte Adone, essa façanha militar brasileira contribuiu, decisivamente, para o completo desmantelamento do dispositivo alemão e o fim da II Guerra Mundial menos de um mês mais tarde.
Essa a parte histórica. O excelente desempenho dos pracinhas da FEB na tomada dessa zona da Itália, deu nome ao clube dos sargentos de Santa Rosa

Agora, vamos ao Montese Futsal em Santa Rosa.

 Equipe do Montese, entre outros, estão: Júlio, Pydd, Soares, Luiz Pereira(Presidente), Romalino, Orlando, Lazzaretti e Juarez.

Penso ter sido no 1º Regimento de Cavalaria Motorizado, numa quadra improvisada, de terra, revestida de cascalho, que era varrido para os jogos, aconteceram as primeiras partidas de futebol de salão na nossa terra.
Como lá fora o início, o Montese foi um dos primeiros clubes da cidade, fundado pelo Sargento Juarez Assis dos Santos, tendo como presidente o Sargento Luiz Augusto Pereira (Luiz “Avião”).
O  Montese venceu os primeiros certames que disputou na cidade, graças, principalmente, a Jarbas Tonel, grande atleta, quiçá o maior da comuna. Jarbas e seus companheiros venciam, quase sempre, de goleada.

Num tributo de saudade desejo prestar, aqui,  uma homenagem ao Clesio Alar Motta Calil, um dos primeiros atletas do Montese.




 MONTESE – Desfile da Semana da Pátria – À frente, Luiz Augusto Pereira, tendo numa das mãos um troféu e na outra de mão dada com Hélcio Vacari dos Santos; Júlio Nunes, Vieira, Soares, Pydd,  Cléo Palmeira, Juarez e Romalino dentre outros.

Alberto  Volkmar Christensen santa-rosense dos primeiros que emigraram para a capital, lá foi atleta de futebol de salão, por 8 anos, além de dirigente de um clube representativo da Unidade militar em que servia, o Deposito Regional de Motomecanização, com destaque nesse esporte em Porto Alegre
.
Regressando a terra, para aqui servir ao Exército, foi escolhido treinador do Montese.  Nessas condições teve o dissabor de ver seu time sofrer alguns gols como este que aqui se retrata:


Partida do Montese levando um gol. Pydd (goleiro), surpreso, Júlio, de
cabeça baixa e Orlando indo buscar a bola na rede. Christensen, desolado, só observa.

A última formação do MONTESE que temos para registro não é a do time com Jarbas Tonel, que foi substituído por atletas esforçados e competentes que levaram seu nome para memoráveis apresentações. 


MONTESE - Luiz Augusto Pereira – Presidente, Airton, Saul Liberalli,
Juarez, Soares, Orlando e  Alberto Volkmar Christensen (Técnico). Cléo Palmeira, Pydd, Romalino e Júlio.

Com destaque no futsal da cidade, foi campeão em duas oportunidades.

Próximo: O futsal do Alvorada. Campeão dos anos 60. Aguarde....

2 comentários:

  1. Por favor pode me dizer se o fundador Sargento Juarez Assis dos Santos, tendo como presidente o Sargento Luiz Augusto Pereira foram ex combatentes da Segunda Guerra pela FEB?
    Obrigado e parabéns pelo blog.
    Abraço
    Henrique Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Henrique Moura!
      Segundo informações colhidas, os Sargentos Juarez e Luiz Pereira, foram contemporâneos de Quartel em Santa Rosa/RS., nos anos l954-1960 e, portanto, não são ex-combatentes.
      Ficamos honrados por ter visitado nosso blog. Obrigado.!!!

      Excluir