quarta-feira, janeiro 19, 2011

ASRE

ASSOCIAÇÃO SANTA ROSA DE ESPORTES



No início da década de 70, em Santa Rosa havia vários clubes de futebol, que disputavam campeonatos municipal, regional e estadual. Eram: Aliança, Paladino, Juventus e Sepé Tiaraju. O Juventude a mais tempo já havia encerrado suas atividades.
Nos clássicos havia muita rivalidade, e isto era interessante para a manutenção dos times. Mas ficou difícil para os clubes manterem seus jogadores, quando o mercado de jogadores inflacionou. Muitos atletas vinham de outras regiões. Os clubes pagavam salários e prêmios e vieram os encargos sociais. Então, começaram as dificuldades de gerenciamento. O que os obrigou a fecharem as portas para o futebol. Pensava-se que com um clube e unindo as forças vivas da comunidade se manteria com mais facilidade. Então, surgiu a idéia de se cria um novo representante para a cidade. Em 10 de março de 1973, surgiu então a ASRE - Associação Santa Rosa de Esportes. Com uma diretoria e comissão técnica organizada, formou-se um plantel de jogadores, através de uma seleção dos que estavam em atividade nos clubes a que deram origem a ASRE. Os que deram origem a associação, licenciaram-se das atividades do futebol e elegeram Adil Albrecht, do Juventus, o primeiro presidente da associação.
Formação da ASRE em 1975 - Estádio Carlos Denardin
PRESIDENTES DA ASRE


1973 - ADIL ALBRECHT

1974 - (?)

1975 - VALDEMAR PISONI


1976 - ALDO SANDRI


1977 - BONEVAL NUNES

Milton H. Schwerz, foi do primeiro grupo de atletas da ASRE, e relata: “Lá pelo mês de março de 1973, fundaram a ASRE, tendo o Paulo Zenni de Araujo como primeiro treinador, que já fora meu técnico no Juventus, esse convidou-me a fazer parte do elenco. Foram 2 meses de treinamentos. O primeiro amistoso foi ante o EC.Aymoré de Giruá, vencemos de 1x0 com o gol consignado por mim, num arremesso de fora d'área, no estádio Carlos Denardin. O segundo amistoso, ocorreu dia 20.05.73, ante o E.C.São Luiz de Ijuí, onde jogava o famoso atacante regional, o Maurinho que, posteriormente, participou do elenco da SER. Caxias e do Juventus paulista, da MOOCA. Vencemos de 1x0, gol do Neri Grifu, na 2ª etapa. Comecei atuando como ponta direita armador. No intervalo, saí de campo para a entrada de Neri, já que esse atuava somente na parte ofensiva. Joguei somente alguns meses, como atleta amador inscrito na FGF, por motivos profissionais tive que abandonar a ASRE.”
De 1973 o clube ficou em atividade até por volta de 1977/1978, onde encerrou suas atividades com o futebol. Neste período disputou, representando a cidade e região, em vários campeonatos gaúchos nas divisões de acesso da Federação Gaúcha de Futebol.



9 DE  MARÇO DE 1975 - ASRE X GRÊMIO no Estádio Carlos Denardin.
Amistoso vencido pelo Grêmio, com gol de Tarciso. Foi o 13º jogo disputado pelo Grêmio naquele ano. Em 1977, no dia 22 de janeiro, o Grêmio voltou ao Carlos Denardin para um jogo amistoso com o Caxias, placar sem gols.


6 comentários:

  1. Que legal!

    Meu querido irmão José Olacir Franco, zagueiro, filho de Nilo Franco que era irmão de Alcencar Franco (Agrimensor da PM de Santa Rosa) em fotos que nunca tinha visto. Sempre me falou da ASRE, mas não tinha fotos. Obrigado ao blog do juventus por me propiciar tamanha recordação. Omar Franco

    ResponderExcluir
  2. Nesta epoca, estava em santa rosa. Ia a todos jogos da Asre. Era um torcedor fanatico. Carlos alberto fazia uma ponte maravilhosa, nunca vi mais goleiro nenhum fazer esta jogada. Lazarin bom lateral, apoiava muito. Franco e Tadeu eram bons zageiros. No meio jarbas tonel e Talvani eram os maestros. Saudade das arancadas de Miguel amaral, deixava todo mundo para traz. Abraços ao povo de santa rosa.
    A ACAFOL, TAMOIO DE SANTO ANGELO, Althetico de carazinho, Passo Fundo, todos jogaram contra a Asre em santa rosa pelo campeonato gaucho.
    Sadi Paulo Schulz. Sadi.bnu@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quais eram as cores da ASRE, tenho como branco, azul e vermelho, será que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélio! As cores da ASRE são: Azul, vermelho e branco.

      Excluir
  4. Na primeira foto, de 73, quais eram as cores das listras da camisa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cores principais da ASRE foram azul e vermelho. O branco as vezes fazia parte do uniforme.

      Excluir