quarta-feira, agosto 31, 2016

Futebol Amador

E. C. FARROUPILHA 
 LAJEADO REGINALDO


Com o objetivo de praticar o futebol como meio de recreação, lazer e convivência coletiva, em 20 de setembro de 1966, um grupo de pessoas, reunidas na comunidade do Lajeado Reginaldo, em Santa Rosa-RS., funda o Esporte Clube Farroupilha.
Como a fundação ocorreu na data comemorativa ao maior feito histórico gaúcho, a Revolução Farroupilha, o nome , é claro, e não poderia ser outro, homenagear o marco histórico.
A primeira diretoria foi composto por Egon Aloísio Sulzbach - Presidente fundador; Tesoureiro, Aldino Kuyven; Secretário, Hilário Miguel Schorr. O primeiro técnico foi Irineu Allebrandt.
Os primeiros jogos, até 1970, foram disputados num campo de propriedade de Carlos Guilherme Kuyven, que também buscava com sua camioneta os atletas no Bairro Cruzeiro.
A partir desta data, até 1977, as partidas eram jogadas no campo de propriedade de Albino Reckziegel. A partir de então, os jogos foram transferidos para o novo campo, situado ao lado da comunidade católica, onde permanece até hoje.
O primeiro uniforme foi costurado pela mãe do atleta Milton Allebrandt. A camisa era da cor azul com gola e punho branco e o calção da cor preta. O primeiro jogo foi disputado num campo localizado na localidade de Laranjeira, próxima ao bairro Cruzeiro, saída para Três de Maio.




A maior rivalidade nos anos 60 a 80, era os clássicos arduamente disputados contra as equipes do ExpressoToda Hora e o Cruzeiro do Sul, ambos do Bairro Cruzeiro.
Segundo o presidente, o Professor Armin Jahn, o clube se orgulha muito de dois atletas (goleiros) que vestiram o uniforme rubro-negro: em 1984, Claudio André Taffarel, tetracampeão mundial de futebol pela seleção brasileira, começou fazendo suas primeiras defesas no gol do EC Farroupilha; o outro é Danilo Krüger (anos 90), este da seleção brasileira de futsal. Ainda relata Armin, que Danilo, deixava sua residência na Avenida Inhacorá, e pedalando sua bicicleta, atravessava a cidade, percorrendo um trajeto só de ida de 10 quilômetros, só para jogar no Farroupilha, sem nada receber.
Além deles, outros atletas de Três de Maio e Catuípe, vestiram a camiseta do Farroupilha.


Desde a sua fundação, o EC Farroupilha nunca interrompeu suas atividades sociais e esportivas. Participou de todos os campeonatos municipais, sempre com brilhante destaque.
Mesmo com o êxodo rural, com a população diminuída, onde as famílias, em busca de melhores condições de vida, deixaram a comunidade e se transferiam para os centros urbanos e até outros estados, o clube sempre se manteve vivo, disputando campeonatos nas categorias, mirins, aspirantes, titulares e veteranos, com várias conquistas.
As duas maiores conquistas do clube foram os títulos do Campeonato da Liga de Cruzeiro em 1984 e do Campeonato Municipal de 2012. Em 1995, 1998 e 2010, se sagrou Campeão Municipal Categoria Mirim e em 1994  e 2011, Campeão Municipal de Aspirantes. O titulo que falta é o de Campeão Municipal de Veteranos.
O EC Farroupilha possui uma boa estrutura para a prática do futebol em sua sede, com um belo gramado, vestiários, sanitários e copa.
No ano 2000, o clube adquiriu uma Kombi, inscrito nas laterais, o nome do EC Farroupilha, que transportava os atletas para os jogos, fazendo sua história. Hoje está em descanso.
O Presidente de Honra é o Senhor Adolar Nicolau Abbeg. O Professor Armin Jahn, que foi goleiro em 1966, logo após a fundação, é o atual e abnegado presidente. Junto a ele, somam-se outros desportistas, amantes do futebol e que mantém vivo o Farroupilha.
No dia 17 e 18 de setembro de 2016, o EC Farroupilha estará fazendo uma grande festa na sua sede no Lajeado Reginaldo, com várias programações encerrando no domingo com um almoço comemorativo e homenagens. 

Equipe campeã em 1984

Equipe campeã Categoria Mirim 2011

Campeã Categoria Principal 2012


Em trabalho conjunto com o Editor de Esportes Fernando Kronbauer, do Jornal Gazeta Regional,   estaremos publicando várias matérias sobre os 50 anos do Farroupilha, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário