terça-feira, julho 24, 2012

Pela região

Tupy de Crissiumal volta ao profissionalismo em 2012.

O Tupy Futebol Clube de Crissiumal foi fundado no dia 1º de Maio de 1949. Manda os seus jogos no Estádio Municipal Rubro-Negro com capacidade para 1.500 pessoas.
Em 1969 obteve sua maior conquista: o vice-campeonato Gaúcho da Terceira Divisão. Encerrou o profissionalismo em meados dos anos 70. Disputa com o TAC (Três Passos Atlético Clube),  da vizinha cidade de Três Passos, o clássico TA-TU, com  grande rivalidade.  Na década dos anos 1980, a partir de 1997, disputou a Segundona Gaúcha realizando jogos memoráveis contra  o Dínamo de Santa Rosa, TAC de Tres Passos, Botafogo e Oriental de Tres de Maio, Flamengo de Horizontina, São  Luiz de Ijui, Guarani de Cruz Alta, entre tantos outros. Nesta temporada o Tupy volta a disputar um campeonato profissional,  no segundo semestre deste ano e em 2013 a Terceirona Gaúcha. Parabéns a comunidade crissiumalense pela volta do Tupy.

Foto do Tupy na década de 80. 

Em 1987 retorna ao profissionalismo, participando da Segundona Gaúcha, na Chave Missões. Na 1ª fase classificou em 4º lugar entre 8 times. Na 2ª fase chegou com a liderança no final, mas decepcionou na terceira fase, não classificando para o octogonal final. 
Em 1988, iniciou o campeonato na chave da Região Missões,  classificando em 2º lugar na 1º fase. Não logrou exito para a fase final, obtendo o 4º lugar.
Em 1989, iniciou a competição na Chave Missões B, ficando em ultimo lugar na classificação, indo para a repescagem.
Em 1990 participa na fase inicial pela região Missões A. obtendo o 2º lugar na 1ª fase. Alcançou o 6º lugar no octogonal semi-final, não logrando classificação para a fase final.
Em 1991, no primeiro semestre  participa da Série C do Campeonato Gaúcho, no Grupo 1, classificando em 4º lugar, não logrando exito para a fase final. No mesmo ano disputou a Segunda Divisão do Campeonato Gaucho, no 2º semestre, participando na Chave Missões. 

 Time do Tupy em 1973 - Acima e abaixo


Curiosidades:
- Em 1º de maio de 1974 o Tupy aproveitando uma viagem do América-RJ, que jogava em Porto Alegre pelo campeonato brasileiro trouxe o mesmo a Crissiumal para um amistoso. O resultado foi um empate e um tento para cada lado. O gol americano foi marcado por Braulio. O jogo (de nº 1.340 do América) está registrado aqui. Dois dias depois o América jogou em Porto Alegre contra o Grêmio e foi derrotado pelo placar de 2 a 1. No time carioca jogavam: Rogério, Orlando, Alex, Geraldo e Álvaro, Ivo e Bráulio, Flexa, Luisinho Guerreiro, Edu e Gilson Nunes. Este time do América  foi Campeão da Taça Guanabara em 1974.


- O Tupy de Crissiumal é o clube de origem do goleiro Danrlei, ídolo do Grêmio, hoje Deputado Federal. O pai e os tios de Danrlei jogaram no Tupy.











Nenhum comentário:

Postar um comentário