sábado, julho 28, 2012

Histórias do Futsal


JOGANDO   NA   ARGENTINA -  1967

Geová Muller

A Administração Municipal de Santa Rosa, sob o comando do Prefeito Arno Rodolpho Pilz promoveu, nos anos de 1967 e 1968, intercâmbio com a Província de Misiones, que faz divisa, pelo Rio Uruguai, com o Rio Grande do Sul, alcançando principalmente a cidade de Oberá, mas também com incursão dos brasileiros até a capital, cidade de Posadas.
Essa troca de conhecimentos deu-se nas áreas cultural, comercial e, logicamente, no esporte, com destaque para o futebol de salão, que no País vizinho tinha pouca aceitação e não era praticado com tanta frequência.
Além da proximidade geográfica, muitas famílias brasileiras foram responsáveis, nos anos 30 e seguintes, pelo povoamento daquelas terras, quando as florestas predominavam e a economia era representada basicamente pela extração de madeira, erva-mate e plantio de chá, exportado na quase totalidade para a Inglaterra.
A missão das autoridades de Santa Rosa foi a primeira a atravessar o Rio Uruguai e deslocar-se até Oberá, onde visitaram estabelecimentos comerciais, as principais indústrias e os órgãos de imprensa, onde divulgaram, além de aspectos de nossa economia,  a Festa Nacional da Soja, que até aquele ano já havia sido realizada uma edição.
Posteriormente o grupo de santa-rosenses viajou à capital da província, Posadas, onde houve reunião com as autoridades estaduais, com o mesmo objetivo.


Na foto acima, visita ao parque da Indústria Urrutia , produtora de chá preto, exportado para a Inglaterra. Presentes:  Prefeito de Santa Rosa, Arno R. Pilz, Diretor da Indústria, Prefeito de Oberá  e  Geová Müller  (repórter da Rádio Santa Rosa).


Visita aos estúdios da Rádio Oberá, LT 13, presentes : Paulo Heitor Fernandes (Secretário de Turismo de Santa Rosa), Liton Lanes Pilau (Diretor da Rádio Guaíra), Diretora da Rádio Oberá, Geová  Müller  (repórter da Rádio Santa Rosa) e locutores da Emissora.

Na área esportiva, o intercâmbio ocorreu no futebol e, principalmente, no futebol de salão, sendo a equipe de Santa Rosa  representada por estudantes filiados à União Santa-rosense de Estudantes Secundários, USES, atletas escolhidos a partir do desempenho na Olímpiada Municipal. Os resultados foram altamente favoráveis aos brasileiros que jogaram e ganharam da equipe da Argentina, nas duas ocasiões, sendo que em Santa Rosa  o placar foi 6 x 3 e em Oberá o resultado foi de 10 x 4.  A partida  de futebol de salão em Oberá foi um tanto improvisada porque não havia quadra com marcação  ideal e o juiz tinha pouco conhecimento das regras desse esporte.  No dia seguinte,  foi realizado jogo  em campo de grama, tamanho reduzido, prática desconhecida no Brasil e que hoje nada mais é do que o conhecido Futebol Sete.
            



As fotos acima são das  equipes de Santa Rosa e de Oberá, no jogo realizado na Argentina.
Os brasileiros, na primeira foto,  vestem camisa branca e estão alinhados da esquerda para direita: Em pé: Professor João  Toledo (Técnico),   Renato Rigo, Adão Rosa, Massagista, Geraldo Rosa, George Vargas, João Carlos Castilhos, Chico Capellari e Amauri Giovelli (Presidente da USES);  Agachados:  Nelson Budzinski, Oscar Warth Neto, Neri Grifu e Pedrolo.


O time da USES, formação na segunda partida contra Oberá, realizada em Santa Rosa, no Ginásio Municipal de Esportes. Os santa-rosenses vestem camisa escura e apresentaram, da esquerda para a direita,  a seguinte formação: Em pé:  Mauro Soares (goleiro) e Aquiles Puntel (zagueiro):  Agachados: Oscar Warth Neto, Adão Rosa, Pedrolo e Chico Cappellari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário