sábado, setembro 04, 2010

FATOS & FOTOS do Juventus

Numa dessas coisas que a internet proporciona, encontramos João Jayme de Araújo. E, deste encontro surgiu a idéia de publicar aos poucos neste blog, fatos e fotos da época, logo após a fundação do clube. Lembramos que Jayme, foi fundador do clube, fez parte da primeira Diretoria e atleta da primeira equipe do Juventus e atualmente reside na Capital do RS.

Amigos

Já que fui bem recebido vou abusar da boa-vontade. Lembrei-me de casos jocosos dos quais fui testemunha ou protagonista. Se quiserem aproveitar fica a critério de vocês. Digam-me algo. Abração. Jayme

Olá, Jayme!
Estamos felizes por ter nos enviado histórias e fotos de quando Vossa Senhoria era atleta do nosso querido Juventus, para relembrar a historia.

Serão vários fatos e várias fotos que estaremos postando no blog.

-------------------------------------------------------------------

10 . A CESAR O QUE É DE CESAR

O Ipiranga Futebol Clube, disputou partidas emocionantes com o Paladino. Certa feita arranjou um goleiro bom, cheio de estilo, que se chamava Neter ou algo parecido Esse escriba, iniciando-se como escrivinhador no jornal a SERRA e como era fã do referido arqueiro só viu no jogo as defesas brilhantes que este fizera, ressaltando sua alta qualidade, em detrimento dos demais jogadores.. Pareceu que a partida fosse um banho total do Paladino. No domingo seguinte, ou na edição posterior da SERRA saiu um artigo com o titulo A CESAR O QUE É DE CESAR, no qual o presidente “faz tudo” tentava colocar as coisas em seu devido lugar. (João Jayme Araújo)

Registro Fotográfico X

Fotos: João Jayme Araújo


9 . PALADINO

Na década de 50, inexistiam times de futebol na nossa cidade, com o desaparecimento do Uruguai. Chegou à Santa Rosa, vindo de Gravataí, WALDEMAR SIMÕES que ficara lotado na Delegacia de Polícia. Juntou-se ao Senhor Moré e fundaram, juntamente com os filhos deste, Dino e Arnildo, o Paladino Futebol Clube, mesmo nome do de Gravataí, escolhendo como cores o vermelho e o branco.

Faziam amistosos contra o ORIENTAL de Três de Maio, Aurora de Cerro Largo, Grêmio e Elite de Santo Ângelo, dentre outros. E assim foi crescendo e tendo relativamente, longa vida.

Registro Fotográfico IX

Foto: João Jayme Araujo

8 . GREMIO SANTOANGELENSE

O Grêmio Santoangelense conquistou o titulo de campeão gaúcho amador em 1952. Antes das partidas decisivas convidou o Juventus para, em Santo Ângelo, fazerem um jogo-treino. Estreou no Grêmio, o atleta FERNANDO ARAUJO, contratado em São Luiz Gonzaga para dar mais qualidade ao elenco. No jogo-treino, contra um time misto, o Juventus venceu com facilidade. Na época era motivo de orgulho pois, o “sparring” conquistou o titulo estadual e perdera para nós!!

Registro Fotográfico VIII

Foto: João Jayme Araújo


7 .
MELANCIA


Como nos nossos tempos não havia inscrições oficiais, era comum jogadores descontentes com a atenção a eles devida, mudarem freqüentemente de times. Havia um – CARLINHOS HOFFMANN, que ora estava no Juventus, ora, no Paladino. Um menino – torcedor fanático, às vezes por um, ás vezes pelo outro - disse certa vez: esse Carlinhos é um tremendo vira-casaco. Melancia . Quando eu estou no Juventus ele está no Paladino. Quando torço pelo Paladino, ele já voltou para o Juventus. E como os dois fossem vizinhos a flauta corria solta, com gritos de ambos, no meio da rua!!!

Registro Fotográfico VII

Foto: João Jayme Araújo


Foto: João Jayme Araújo

6 .
IRMÃOS

Como se sabe, o Juventus tem estreita ligação com o Colégio Santa Rosa de Lima.

Quando se implementou o curso ginasial era grande a quantidade de alunos que conseguiriam aprender algo mais, sem sair de casa. Muitos, metidos a craque.

E para variar dois times se formaram. Os melhores envergavam uma jaqueta preta e branca. Os do 2º time alviverde. Dois irmãos um do primeiro e outro do segundo time – depois de uma flauta amiga e de choro de um - engalfinharam-se a socos, no meio de uma partida, na Agrícola. Era um campo afastado da cidade, mas, mesmo assim se ia a pé. A Agrícola que fora uma Colônia Penal, abrigou astros da 5ª Coluna, como se chamavam os descendentes de alemães e italianos durante a II Guerra Mundial. Por pouco, o vetusto presídio não teve como hospedes os irmãos brigões. Seus nomes? Não vamos revelar......

Registro Fotográfico VI

Fotos : João Jayme Araújo


5 . Buricá

Certa feita o Juventus foi a Três de Maio para disputar um amistoso com o Oriental.
Era época de chuva, talvez, enchente de São Miguel e - como se dizia - o rio Buricá, não dava vau. A água cobrira a ponte. Junto a esta havia a população ribeirinha, que dispunha de canoas, para a travessia. Aí surgiu o grande problema: a namorada de um dos atletas tinha trauma de um quase afogamento. Quase ficam, ela e o atleta. Convenceram-na vendando seus olhos e, mesmo aos prantos, a travessia foi concluída com a delegação sem desfalques.


Registro Fotográfico V

Foto :João Jayme Araújo

4 . Snooker


Numa partida, com o Oriental de Três de Maio, como geralmente acontecia, houve protesto em sumula, por um dos times, no caso, o Juventus. O capitão da nossa equipe lavrou seu protesto, protegido por corda de isolamento e assistido por um policial civil. Antes do retorno, passou-se em um bar e salão de snooker, para fazer-se um lanche. Aproximaram-se, tentando agredir-nos, segundo se supôs, atletas ou torcedores adversários. Um dos nossos, que costumeiramente andava armado, mirou para os inimigos e deu uma ordem: - o pessoal do Juventus, todo para o ônibus. Quando terminaram de entrar, ainda com o revolver na mão, chegou-se à porta e deu voz de partida ao motorista.

Registro Fotográfico IV

Foto :João Jayme Araújo


3 . Briga de despedida

Dois atletas de clubes diferentes JUVENTUS e DUQUE DE CAXIAS - jogavam uma partida amistosa de segundos times. Em dado momento da refrega houve um lance ríspido entre os dois que tentarem resolver o caso na base da briga a socos. Engalfinharam-se e, por obvio, foram expulsos. Por esse motivo pararam de se cumprimentar, tornando-se inimigos. Um transferiu-se para Porto Alegre. O outro, foi à capital, em férias. Dirigiram-se ao ponto de encontro dos gaúchos, a Rua da Praia. Como nenhum deles tinha conhecidos lá, ao se encontrarem, trocaram cumprimentos e abraçando-se reataram a amizade. Assim, desde então, tinham com quem se encontrar na Rua da Praia.

Registro Fotográfico III

Torcida Juventina - 27-09-1953
Foto :João Jayme Araújo

2 . Juventus e Gaúcho de Ijuí


Em determinado ano, penso ser 1958, o Juventus disputou em divisão de profissionais, o Campeonato Estadual. Como penúltimo jogo da temporada, foi em Ijui e, para surpresa de todos, logrou bater o GAUCHO, por 3 x 2. No domingo seguinte houve a partida da volta. Um dos inscritos na Federação pelo Juventus era alguém que já estava deixando o futebol, ou, o futebol deixando ele. Sesteava quando foi acordado pelo Presidente do Clube para ir ao Estádio CARLOS DENARDIN completar o numero mínimo legal de atletas exigido pelas Regras. O placar do jogo foi 5 ou 6 para os visitantes. Causa: um dos jogadores que formava o todo e não por acaso chama-se ........... CANHA, não conseguia parar de pé e era, como se vê, um dos sete que disputaram a partida pelo JUVENTUS.

Registro Fotográfico II

Foto: João Jayme Araújo

1 . Juventus e Floresta

O Juventus precisava de um determinado resultado, para obter o título. O ultimo adversário, pelo carnê era o Floresta, como livre atirador. A partida já estava nos acréscimos, ouviu-se um apito. O goleiro do Juventus abraçava-se, aos demais defensores pela conquista. Determinado jogador do Floresta, desolado com o término do jogo,tendo a bola à sua frente, bateu nela, com raiva. Ela, caprichosamente, não mais tendo ninguém no golo do Juventus, entrou na meta. O Juiz, - TROETO SHERER -que segundo ele não fora quem apitara, validou o gol e o titulo se foi para as cucuias. Soube-se, depois, que quem apitara, inadvertidamente, fora uma torcedora do Juventus que estava comodamente sentada no pavilhão de madeira. Foi ela a causadora desse desastre.

Registro Fotográfico I

Exposição nos anos de 1950 em Santa Rosa
Colaboração de João Jayme Araújo.

2 comentários:

  1. Muito bom....
    Muito bom....
    Muito bom....
    Muito bom....

    ResponderExcluir
  2. Que registro fantástico da minha amada santa rosa, e da tradição esportiva que tenho muita saudade! Parabéns pelo trabalho no Blogg!

    ResponderExcluir